Dúvida: Esfumaçar ou Esfumar?

   Oi meninas, vamos tirar uma dúvida? Sei que tem muitas de nós ficamos em dúvida quando o assunto é misturar, suavizar as sombras assim umas dizem ''esfumar'' e outras ''esfumaçar''.. Então qual seria o certo e o errado? Bom, andei pesquisando em vários blogs e todos dizem que ''esfumar'' é o mais adequado /eeba sempre falei correto kk/ , e aqui trouxe uma matéria, que explica muito bem a diferença dos dois. Confiram :)


Sempre vejo e ouço em entrevistas e em blogs o uso da expressão esfumaçar a maquiagem, e sempre achei que o correto fosse esfumar. Fazendo uma busca rápida na internet, encontrei uma explicação, na minha opinião meio forçada, de que as duas formas estão corretas, pois ambas derivam da palavra inglesa smoke, sendo smokey eyes o termo em inglês para definir essa técnica de maquiagem. E então, o correto é esfumaçar ou esfumar? Natália Cabral – Recife, PE
Para esclarecer a questão, convidei uma blogueira e maquiadora profissional, e um professor de português.
O que diz o professor Laércio Lutibergue
O verbo mais apropriado é esfumar, que tem a ver com a ação de sombrear (como o efeito dado pelo esfuminho). Esfumaçar relaciona-se com a ideia de fumaça, ausente na ação descrita para tal técnica de maquiagem.
O que diz a maquiadora e blogueira Ruana Brum
O termo correto é esfumar.  Esfumaçar refere-se à fumaça, defumar alimentos; e o termo esfumar refere-se ao sombreamento. Sendo assim, quando nos referimos ao ato de utilizar o pincel, cotonete ou qualquer outro instrumento de ponta macia para tornar o traço feito com lápis ou a sombra aplicada mais suave, criando o efeito de degradê e sombreado, podemos afirmar que se trata de esfumar. O esfumado faz com que a maquiagem fique mais delicada e sutil, e nesta técnica normalmente utilizam-se cores mais escuras como o preto e o marrom para dar o efeito borrado. 
Uma excelente dica para utilizar o efeito esfumado com sombra é aplicar uma sombra mais escura no côncavo e esfumar com pincel para dar profundidade ao olhar. Outra dica de esfumado é fazer um traço de lápis de olhos macio rente aos cílios superiores, e com uma esponja de esfumar fazer o vai-e-vem, puxando o traço para cima para borrá-lo.Os pincéis para esfumar devem ser bem macios e não possuir um domo (parte dos pelos) muito denso, para que possa se encaixar perfeitamente entre no espaço entre o globo ocular e a sobrancelha, espaço este que chamamos de côncavo.
Fonte: oxentemenina.com

                                Dúvida esclarecida bonitas?
                    Agora podem falar 'esfumar' sem medo hein? :D
                                                           

Comentários

  1. Ficou super esclarecido, adorei a explicação, realmente esfumaçar nao faz sentido.
    www.blogueirajussara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Amanda, adoreiii seu blog! por isso já estou seguindo.
    se puder dá uma olhadinha no meu também http://garotasolo.blogspot.com.br/
    e me segue, beijoccas *-*

    ResponderExcluir
  3. Ah que bacana, é uma dúvida bem comum mesmo, eu agora sei o certo hehehhe. Estou seguindo, venha me fazer uma visitinha, se gostar e quiser me seguir também, vou amar. Beijãooooooooooo!

    ResponderExcluir
  4. Olha, nao sabia dessa hehe!
    Muito obrigada pela dica.
    Beijocas e boa semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O que achou desse post? Comente aqui e volte sempre!

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para cada tipo de olho

Maquiagem egípcia

Qual seu estilo?